Os perigos da BUCHIFICAÇÃO!

Pois então, nerds malditos… Não é novidade pra ninguém (que acompanha o MdM) que o Homem-Aranha Superior está, apesar das críticas de alguns, fazendo um considerável sucesso lá na gringa…

Como sabem o Dr. Octopus conseguiu a incrível façanha de trocar de mente com Peter Parker, ficando assim com o seu corpo e habilidades aracnídeas... Peter ficou no corpo moribundo do cientista, e ainda consegue se manter vivo dentro da cabeça de Otto Octavius como se fosse uma espécie de “vozinha da consciência” conseguindo se fazer ouvir de vez em quando…

Mas o lance é que, desde que Octavius resolveu virar o Homem-Aranha e agir como “herói” muita coisa mudou na vida do personagem, e o Bleeding Cool lançou um artigo falando exatamente sobre essa condição de passividade de Peter Parker e os perigos que isso pode acarretar pro personagem.

Eles citam a estratégia das editoras de mergulharem os personagens super-humanos em problemas corriqueiramente HUMANOS, pra puxá-lo mais pra perto do leitor, criando empatia e identificação com o personagem… por isso mudanças como diminuição de nível de poder (como aconteceu com o Superman pós-Crise) ou infernos pessoais na vida dos personagens (como a saga Demônio da Garrafa do Homem de Ferro) em geral surtem bons resultados.

Segundo os cabras, no caso específico do Homem-Aranha Superior, as histórias tem mostrado um Peter completamente passivo nas situações, mostrando-se um incapaz e agindo de modo PATÉTICO por algumas vezes.

Por outro lado, as histórias tem enveredado por mostrar um Otto Octavius cada vez mais confiante, e conquistando coisas que Peter nunca chegou perto de ter quando era o Homem-Aranha…

Essa diminuição sistemática dos feitos de Peter Parker por conta da equipe criativa da revista está trilhando um jogo perigoso, pois vemos a cada edição Otto Octavius comentando pra si mesmo as incapacidades de Peter Parker, suas falhas de estratégia no modo de agir e superando facilmente todas as limitações que o Homem-Aranha tinha quando era comandado pela mente de Peter Parker.

Isso tudo acaba por construir a imagem de que Otto Octavius comandando os feitos do Aranha se tornou um HERÓI MELHOR do que Peter, e isso pode ser um problema para se restabelecer Peter Parker como o Homem-Aranha de novo…

Algumas edições mais recentes até dão uma dimensão de que Otto não é tão perfeitamente capaz de lidar com as coisas do jeito que Peter lidava, colocando-o em problemas que Peter normalmente não entraria (citam algo acontecido com J. J. Jameson, que eu não sei o que é pois não estou acompanhando as histórias, como se Otto tivesse sido enganado pelo bigodinho de Hitler e que isso não teria acontecido se Peter ainda estivesse no comando)… e quem sabe isso seja capaz de mostrar ao público que Peter Parker ainda seja um Homem-Aranha melhor que Octavius.

O que eu acho? Bem, eu acho que isso aí é passível de comparação com o Superman que mata, vejo um monte de gente apoiando essa nova atitude (tanto do Superman quanto do Aranha Superior) dizendo que tem que ser assim mesmo, tem que matar, descer a porrada, que os heróis antigos eram bonzinhos demais, chatos, bobos e feios...

Eu só tenho a lamentar esse tipo de atitude, pois enveredar um herói “bonzinho” pra esse caminho do violence nos picos, é cair no lugar comum, e passar um atestado de incapacidade como autor… O grande desafio de quem roteiriza esses personagens é justamente tentar criar boas histórias dentro das características de cada personagem, obóvimente que um personagem mais porra louca (como o Wolverine) tem muito mais potencial de cair no populacho por suas ações mais massavéio do que um heróis de agir clássico, mas essa que é a graça do lance, termos essa diferença latente entre as personalidades e personagens, e não simplesmente jogar tudo mo mesmo balaio porque é mais fácil de se escrever desse jeito exprosivo e sanguinolento.

Anúncios

  1. O que eu quero mesmo entender é: se o Otto é um mestre planejador e estrategista tão foda assim, como diabos ele perdia pro Peter desde que este era um pirralho??? Simplesmente ridículo todo este conceito de “Aranha Superior”.

  2. Situação complicada, mas o que reparei mesmo é que eles estão tentando transformar o Spider-Man numa mistura de Batman com Wolverine (mas sem ser aquela bizarrice do Garra das Trevas). Concordo que muitas vezes parecem tentar transformar todo tipo de herói num Wolverine, mas tem que considerar que a falta de bom senso em trabalhar o Parker foi o que levou a esta atitude radical.

    Acho que o Superior Spider-Man não precisaria ser o Doc. Oc. se fosse feita uma atualização nas atitudes do Parker após tudo o que aconteceu na vida dele. Não tornando-o mais violento, mas fazendo com que ele se impusesse mais e tivesse atitudes mais firmes.

  3. Quincas, O Frustrado (e genro do Alan Moore)

    Otto está contando vantagem por ser superior ao Parker…
    E não é essa a mensagem do título (Superior Spider-Man)?!
    Vamos esperar pra ver i final dessa bagaça aí, depois discutimos.

  4. Obviamente vão partir para o clichê onde Oquinho vai cada vez mais perder o controle e ficar mais violento, se aproximando novamente de ser um vilão. Peter vai fazer uso de uma força de vontade sobre-humana e vai tomar de novo o controle do seu corpo. Ou, o Dr Estranho, Reed Richards, ou quem sabe até Mefisto vão desfazer a troca.

    Particularmente eu nunca gostei do Homem Aranha justamente porque ele tem uma personalidade mais irreal inclusive que a do Super Homem. Histórias como aquela onde o Beyonder transforma um prédio de NY em ouro me fazem achar o Aranha um enorme babaca.

  5. Pelo que eu tenho acompanhado do SpOck (que é basicamente ler o review desses caras: http://www.adventuresinpoortaste.com/2013/06/19/is-it-good-superior-spider-man-12-review/ que eu não tenho mais saco de ler super-heróis nem pela importadora do falecido) essa atitude amoral do personagem vai voltar pra comer o rabo dele em algum momento.
    Além do que duvido muito que o Peter não volte antes do segundo filme do homem-aranha-vida-loka. Ia ser uma estratégia de merda receber os fãs do novo filme com um homem-aranha que não é o Peter.

  6. paulo

    Essa diminuição sistemática dos feitos de Peter Parker por conta da equipe criativa da revista está trilhando um jogo perigoso, pois vemos a cada edição Otto Octavius comentando pra si mesmo as incapacidades de Peter Parker, suas falhas de estratégia no modo de agir e superando facilmente todas as limitações que o Homem-Aranha tinha quando era comandado pela mente de Peter Parker.

    Que perigo?De perceber que o Aranha é um bucha e mané?Mas ele sempre foi assim, um herói menor dentro do próprio universo dele(não no mundo real onde é idolatrado).

  7. A quetão é que vivemos em um tempo onde a moral e boms costumes são considerados museu e como tal tem que ser desprezado , é só ver que antigamente uma criança era obrigada a sempre cumprimentar um adulto e hoje passa por ele ignora … sei que éum exemplo simples mas é nessas coisas simples que acarretam grandes mudanças que podem vir a ser irreversiveis , e os heróis passam plea mesma situação ja que os tempos são outros e como muitos ja são da velha guarda , as vezes é dificil atualizar e mantendo os mesmos costumes de antes .

  8. Estou acompanhando Superior Spider-Man via importadora do Desrefalecido UItra e a impressão que as histórias sempre me passam é de que o Octopus pode até ser um herói mais eficiente, tão preparado pras ameaças que às vezes parece o Bátemã… mas a falta da moral e do senso de responsabilidade do Peter vai acabar levando ele a fazer alguma merda homérica.

    [SPOILER]

    A edição mais recente, por exemplo, termina com ele dizendo que está disposto a sacrificar vários inocentes (inclusive o Jameson) para deter de vez o Esmaga-Aranha. É o tipo de situação em que o Peter procuraria pensar numa solução que salvasse todo mundo – inclusive o bandido – mas o Octopus vê as eventuais mortes como baixas de guerra.

    [ACABOU O SPOILER, SEUS PÂNDEGOS]

    É o tipo de moral “os fins justificam os meios” que certamente não seria aprovada pelos Vongadires (afinal, eles só precisam de um Wolverine), pode levar à sua alardeada expulsão da equipe que vem sendo anunciada… e abrir caminho por volta do não tão eficiente, mas sem dúvida mais nobre, Peter Parker.

  9. Essa semana eu li novamente aquela revista do Aranha chamada “CArnificina Total”….pqp véio que raiva q dava do Peter Parker,o Carnificina juntou um verdadeiro grupo de assassinos prá foder geral em Manhatthan e o resto de Nova York,matando gente prá caraio…e ele dando uma de bonzinho…pqp…vai pro Inferno Peter Parker!!kkkKKKkkkkkkkk….

  10. Junior Clímaco

    O Superman depois que mata, dá uma choradinha e na cena seguinte já tá com os bracinhos cruzados, numa boa. É a geração ‘superior’ mesmo: pé na porta e tapa na cara. Se ele quebrou o cú do Zod, imagina o que vai fazer com o Luthor

  11. HudPRIME

    Realmente, estou lendo o superior spiderman, e não tinha parado pra pensar nisso…
    Mas o mais absurdo é que o “Peter” esta cartando uma anã…UMA ANÃ…. (nada contra mais sei lá) Como assim cara???

  12. alfredobatepica

    E essas garrinhas do HA2099? Os anos 90 voltaram mermo!
    Chama o Mentefede pra escrever um arco e criar uns vilões com ombreiras e trabucos.
    Que grande bosta…

  13. Acho legal a ideia de deixar o ômiaraña por um tempo mais violento mercenário sanguinário que mata tudo… se for de uma maneira bem aplicada, ressaltando a diferença entre as motivações de Otto e Parker.

  14. A sua mãe, aquela piranha

    mas o otto parker já deu uns foks na tia may??? e esse apelo pra violência não vai acabar caindo pra galhofa e no fim os anos 90 do liefede vão voltar???

    • Quando eu lia quadrinhos na longínqua década de 90, que tinha pérolas como a “Saga do Clone” eu imaginava que as coisas nunca seriam piores. Depois dela já veio Parker revelando identidade, o efeito Mefisto e agora essa. Superman teve uma fase ruim com a morte, mullet, Superman elétrico. Batman teve umas merdas também como Azrael depois da Queda do morcego, e um ou outro X-men também tem seus momentos de alteração de estatus, como Wolverine, que apareceu com as garras de ossos, tiradas do cu de algum escritor. Mas o Aranha é de longe o herói que mais é esculhambado pelos seus escritores.

      • T_m_k

        “Fã xiita é foda! Tem que renovar mesmo!”
        É claro que estou sendo sarcástico (pra quem não entendeu). Concordo com você cara, o HA É o herói mais fudido do universo…até os roteiristas fodem com ele.
        E o que acontece com o HA é similar ao que eu falo que acontece com Star Trek pelas mãos do JJ Abrams. Mas porque não é quadrinho, aí viro “fã xiita”.

        • paulo

          Star Trek tá muito bem com o JJ Abrams, apesar de meia-dúzia de fãs xiitas que se acham donos da franquia e ignoram toneladas de m… que já foram feitas antes com o mesmo material.HA é simples:já deu o que tinha que dar. Herói adolescente que não amadurece com 60 anos de histórias nas costas, encheu.Não tem o que inventar de novo, no máximo atualizar o visual para a nova geração.

          • T_m_k

            Acho que vou perder tempo conversando com você, mas sou um cara educado e bastante detalhista, então vamos lá:
            – É impossível em 40 anos de franquia não ser produzido nada ruim. Nunca disse isso em absolutamente nenhum comentário meu. Até concordei com isso. Só digo que o filme nas mãos do JJ Abrams de Star Trek só tem o nome. Eu não vejo lá coisas que me façam acreditar que estou vendo algo dentro do universo de Star Trek.

            – A dona da franquia é a Paramount e ela faz o que quiser com ela…até merda. O objetivo dela é a conquista!, quero dizer, o objetivo dela é ganhar dinheiro. Mas isso não impediria que se tivesse um pouco mais de cuidado com o material. Tanto que Star Trek IV: The Voyage Home (ou o filme das baleias), que é provavelmente o mais conhecido de quem não acompanha o universo, rendeu nos EUA mais do que Into The Darkness, que é atualizado para a sua geração mássaveio (em valores corrigidos obviamente).

            – Se fossemos apenas “meia dúzia” certamente não faria diferença. Aqui no MDM acho que sou apenas eu mesmo a criticar o JJ Abrams no comando de Star Trek, mas se você der uma pesquisada por aí nas opiniões a respeito, verá que o filme não é uma unanimidade (acho que você nem viu os links que postei da outra vez, não é mesmo?)

            – Seu comentário (“HA é simples:já deu o que tinha que dar. Herói adolescente que não amadurece com 60 anos de histórias nas costas, encheu.Não tem o que inventar de novo, no máximo atualizar o visual para a nova geração”) pra mim só confirma o que estou vendo pelo fato de você defender ferrenhamente o JJ Abrams. Não sou especialista em quadrinhos então aqueles que conhecem mais podem me corrigir, mas o HA amadureceu sim: Se fodeu como adolescente, cresceu, trabalhou, casou. Seguiu com a vida. Mas a vida real não é divertida nem aventuresca então vem as mudanças para vender mais revistas. Infelizmente isso é natural (feito para agradar sua geração), mas eu acho que bons personagens não precisam mudar suas principais características para que o público que não tem 60 anos de idade se identifique com ele. E o pior é que essas mudanças, como o Superior Spider Man, provavelmente não serão definitivas. Fazem o regaço com o personagem para depois voltar ele ao que era antes, então pra que fazer o regaço em primeiro lugar?

            E só pra não perder a oportunidade, afinal de contas aqui é o MDM: Dá pro JJ Abrams então!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: